Branded

Content

“Transmita a mensagem de sua marca aos consumidores”

O que é Branded Content

Branded Content, que traduzido para o português significa Conteúdo de Marca, é uma técnica em que a criação do conteúdo está relacionada diretamente ao universo da marca, afim de transmitir a mensagem da mesma aos consumidores com conteúdos relevantes ao público-alvo.

O Conteúdo de Marca é flexível e adaptável. Com isso consegue-se associar uma marca com uma informação, curiosidade ou diversão e não somente com anúncios em si, que normalmente são ignorados ou mal recebidos pelas pessoas.

Com o crescimento do mundo digital, o consumidor passou a buscar mais…

Apesar do Branded Content não estar ligado diretamente ao produto, ainda assim existe influência sobre as vendas, porém indiretamente, pois ela se desenvolve a partir do sentimento do público em relação ao posicionamento da marca diante da mensagem ou assuntos que ela quer passar ao consumidor. 

Vamos supor que a Empresa Y faz um trabalho de Branded Content demonstrando seu posicionamento em relação à sustentabilidade, por exemplo. Com isso o consumidor favorável à este tema será levado a desenvolver um maior respeitoempatia pela Empresa. Logo gerando mais confiança e aumentando as chances de negócio.

Podemos entender melhor este conceito observando campanhas de grandes marcas como por exemplo a Apple e a Red Bull, que são empresas que criam assuntos para as pessoas poderem falar sobre ela, gerando uma experiência a onde o consumidor se vê participando do processo.

Outra marca famosa, que segundo o mercado foi a responsável pelo surgimento formal deste conceito, é a BMW. Em 2001 a empresa produziu uma série chamada The Hire com oito curtas-metragens onde cada curta tinha apenas o motorista e os carros da BMW em comum com os demais curtas. Através deste meio, a marca conseguiu ser inserida no roteiro, onde as características e qualidades dos carros faziam parte da história.

Esta foi uma forma da empresa divulgar seus carros, sem necessariamente criar uma ação de venda sobre o produto, através de um meio onde o consumidor pudesse se envolver, ou seja, através do entretenimento, gerando assim assunto para as pessoas falarem dela. 

Conheça mais Metodologias e Estratégias