Branding

“Torne sua marca mais conhecida, positiva e desejada na mente e no coração de seus consumidores”

O que é Branding

Para entender o termo Branding precisamos antes saber que a palavra brand significa marca em inglês. Logo o termo Branding seria algo como “marcando”, ou seja, fazendo uma gestão de marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, ou melhor, mais marcante.

​Mas por que fazer Branding?
Sabe aquela expressão popular “quem não é visto não é lembrado”? Basicamente a principal importância de um bom trabalho de Branding é fortalecer cada vez mais a marca na mente dos consumidores para que estes sempre se lembrem dela quando necessário for.

Além de manter uma lembrança da marca na mente das pessoas o Branding é o primeiro passo quando o assunto é Inbound Marketing e Content Marketing.

Muitas empresas ficam encantadas com o conceito de atração do Inbound, através da criação de conteúdos de valor pelo Content Marketing, e iniciam o processo de Marketing Digital pela produção de uma grande quantidade de conteúdo em seus blogs e redes sociais. Trabalhar com este conceito inicialmente basicamente é o mesmo que pular uma etapa da estratégia, pois haverá muito conteúdo produzido, mas nenhum público para consumir, principalmente quando o assunto é rede social.

Por tal motivo o primeiro passo do Marketing Digital com foco no Inbound, depois da criação de uma persona e definição de objetivos, claro, é o trabalho de crescimento de um público para que este possa consumir os conteúdos produzidos.

​O que realmente é “marca”?
Muitos pensam que uma marca é apenas a logo de uma empresa ou seu nome, quando na verdade marca é tudo aquilo que está ligado a empresa. A logo e o nome são apenas algumas das características que compões a marca. Existem diversas outras características como por exemplo o relacionamento da empresa com seus clientes. Sim! Se uma empresa trata seus clientes como seus amigos, por exemplo, fazendo um bom atendimento, estes vão criar um sentimento agradável sobre a empresa, fazendo com que esta causa sentimental se torne parte da marca. Então um sentimento também acaba fazendo parte de uma marca.

Marca é tudo aquilo que representa a empresa e quanto mais essas ações e meios se diferem de outras marcas, mais a marca fica enraizada na mente de potenciais consumidores, seja de forma negativa ou positiva.

Como fazer Branding?
Ok! Você já entendeu o significado de Branding e o porque ele é importante, mas agora vem a questão “como fazer? ”. Bom! Para realizar esta etapa podemos definir 6 elementos decisivos que podem ser avaliados em uma marca:​

Relevância: A marca é capaz de influenciar alguma mudança no pensamento das pessoas e, consequentemente, causar alguma mudança na vida delas?

Autenticidade: Como estão os valores da marca? Estão claros para o público?

Diferenciação: O que a marca tem de único que há torna notável dentre a concorrência?

Presença: O quanto a marca está presente para os consumidores? Ela está onde o público-alvo está?

Entendimento: Os consumidores conseguem entender claramente quais são os objetivos da marca? Ela consegue mostrar a que veio?

Consistência: A marca está atendendo as expectativas de seus clientes?

Se você fizer estas perguntas relacionando sua marca e todas as respostas forem positivas, parabéns! Seu trabalho de Branding está excelente.

Outro ponto que deve ser fortalecido é o DNA da Marca. Pense em todas as campanhas de marketing que sua empresa já fez. Todas elas tiveram algo em comum? Seus valores foram sempre os mesmos? 

Devemos entender que as campanhas mudam conforme as necessidades e sazonalidade, porém algumas características devem permanecer no DNA da marca para que o trabalho de Branding tenha maior resultado.

Pense na Coca-Cola. Qual o conceito que ela sempre trabalha em suas campanhas? Ela aborda o valor de “compartilhar a felicidade”. Passaram-se anos de campanhas com modelos diferentes e o conceito de compartilhar a felicidade esteve presente em todas elas. Por quê? Porque este conceito faz parte do DNA da Coca-Cola.

Assim como a Coca-Cola, um bom trabalho de Branding fará sua marca ser lembrada pelas pessoas, ser admirada e fará com que ela seja Notável.

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