Inbound

Marketing

“Atraia o interesse dos consumidores”

O que é Inbound Marketing

Atualmente vivemos uma divisão de opiniões entre as empresas sobre duas metodologias utilizadas no marketing: o Outbound Marketing e o Inbound Marketing.

Muitos empresários afirmam que o Inbound é o futuro, pois, segundo eles, a comunicação com o público deve ser uma ação menos intrusiva, envolvente e com um grau maior de preparação para manter um diálogo com o público-alvo, oferecendo o conteúdo certo no momento certo em que o próprio consumidor esteja buscando por ele.

Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas através de criação e compartilhamento de conteúdos para um público-alvo específico.

A ideia por de trás desta metodologia é, em vez da empresa ir atrás do cliente utilizando estratégias de Outbound, fazer com que potenciais consumidores sejam atraídos voluntariamente até elas por mecanismos de buscas como sites, blogs, redes sociais, etc.

Neste modelo o consumidor chega até à empresa através de buscas por conteúdos de necessidade para determinados momentos, seja conteúdos informativos, educacionais, curiosidades ou até mesmo para entretenimento.

Cada conteúdo produzido é elaborado para uma determinada etapa onde o consumidor se encontra. O conceito destas etapas é chamado de Funil de Vendas.

Funil de Vendas

ATRAIR

Buscar a atenção dos consumidores com conteúdos ricos para o segmento desejado segundo a estratégia.

CONVERTER

Após atrair a atenção do consumidor, são ofertados novos conteúdos em troca de seus dados, transformando-os em Leads.

RELACIONAR

Neste momento os Leads são nutridos, ou seja, são trabalhados de forma a serem conduzidos ao momento da compra.

FECHAR

Nesta etapa é dado um maior enfoque no Produto ou Serviço, transformando o desejo gerado anteriormente em decisão de compra/fechamento.

ENCANTAR

Mesmo a venda concluída torna-se importante saber trabalhar o pós-venda, para encantar clientes fazendo com que tornem-se divulgadores de sua marca.

Para que o Inbound Marketing funcione bem é preciso a criação de conteúdos ricos que farão com que o consumidor seja atraído, afim de ser transformado em Lead, e posteriormente em cliente.

Esta criação de conteúdos, que podemos dizer ser o combustível do Inbound, denominamos como Marketing de Conteúdo ou Content Marketing, em inglês.

O conceito desta estratégia é relativamente novo na era digital. Sua ideia consiste em dar informações ao público para que futuramente as pessoas não somente respeitem a marca como autoridade em um determinado assunto, mas também a tenham como referência, se tornando assim possíveis clientes.

Em resumo, o Inbound Marketing está relacionado a atrair pessoas para algum conteúdo rico ofertado pela empresa, trocar este conteúdo por seus dados e por fim, educá-las para que se tornem clientes.

Conheça mais Metodologias e Estratégias