Outbound

Marketing

“Leve sua empresa ou marca até seu cliente”

O que é Outbound Marketing

Ao contrário do Inbound Marketing, que tem como finalidade a criação de conteúdos ricos para atrair clientes, o Outbound busca trazer clientes de uma forma direta, ou seja, oferecendo serviços e produtos. Basicamente a ideia é ir ativamente atrás do cliente.

Este tipo de marketing é famoso e você, mesmo conhecendo sua nomenclatura somente agora, já consumiu alguma estratégia dele. Sim! Se você já ouviu propagandas em rádio, já as viu na televisão ou até mesmo já olhou para algum cartaz ou panfleto de alguma loja que oferecia produtos ou serviços, então o Outbound Marketing já esteve presente em sua vida.

Principais Ações

Flyers, outdoors, malas direta

Telemarketing (vendas simples)

Propagandas de TV e rádio

AdWords, AdSense, entre outros

Prospecção ativa em empresas (vendas complexas)

Normalmente as pessoas entendem que este tipo de metodologia trabalha apenas em modo offiline, ou seja, fora da Internet, quando na verdade existem diversas empresas que investem alto também no meio online. Quer um exemplo? Alguma vez você já estava assistindo um vídeo no Youtube e, de repente, foi interrompido por alguma propaganda falando dos serviços de alguma empresa? Pois é! Isso é Outbound Marketing Online.

Esta forma de marketing em meio a vídeos online é apenas uma das maneiras em que o Outbound consegue atuar. Podemos listar aqui outros meios digitais como:

  • ​E-mail marketing: O e-mail marketing tradicional, com ofertas de produtos e serviços, é uma das principais técnicas de Outbound Marketing na internet.
  • Links patrocinados: Criar anúncios para buscadores de forma a atrair tráfego para o seu site ou fanpage é uma estratégia de Outbound.
  • Anúncios em mídias sociais: Assim como os links patrocinados, os anúncios em mídias sociais também são considerados prospecção ativa de leads.

Como o conceito de Inbound ainda é um tanto quanto novo para a maioria das empresas, a preferência acaba sendo maior pelo Outbound. Mas é importante entender que seu investimento é relativamente mais caro do que a primeira opção, pois uma vez que a empresa necessita cortar este investimento, ela “sumirá” da mídia, coisa que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuarão na internet, podendo ser acessados a qualquer instante.

​Tanto o Outbound quanto o Inbound Marketing funcionam muito bem dependendo de seus propósitos. Por isso vale a pena analisar exatamente qual tipo de metodologia e estratégia se encaixaria melhor em sua empresa antes de investir em marketing.

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